Muito Além das Estradas: O que é mais importante do que viajar?

Se você acompanha meus posts há algum tempo, sabe que eu amo compartilhar minhas aventuras pelo Brasil. Comecei a fazer isso mais intensamente a partir de 2007, na minha primeira viagem de avião. As viagens se intensificaram a partir de 2014 e, mais ainda, em 2022, com a perda do meu pai. E agora, talvez você me pergunte: “Mas, Hélio, tem coisa mais importante do que viajar?”. É sobre isso que quero falar neste post. Vem comigo que te passo os detalhes.
Resumo da Reflexão
- O Quê: Uma reflexão sobre o que realmente importa na vida, além da paixão por viajar.
- Onde: Uma análise pessoal inspirada por anos de andanças pelo Brasil.
- Quando: Uma visão atual sobre propósito e identidade.
- Quem: Eu, Hélio, dividindo um pouco da minha filosofia de vida com vocês.
- Destaque: A ideia de que somos parte de algo muito maior e não apenas aquilo que fazemos.
- Hoje: Um convite para pensar sobre o que nos define além de nossos hobbies e profissões.
Você não é o que faz
Eu estou cansado de ouvir pessoas dizendo: “Para mim, a música é tudo”, “Para mim, o esporte é tudo” e coisas similares. Mas veja bem, eu não posso me definir por uma profissão ou por algo que gosto muito de fazer. Por mais importantes que sejam as profissões acima, por mais top que seja desbravar o mundo, eu não posso me definir somente como alguém que viaja e compartilha minhas aventuras. Eu acho que fazer isso é se diminuir demais. Somos parte de algo muito maior do que nós. Somos parte, e não o todo.
Por isso, eu analiso que viajar é muito bom, um dos maiores prazeres da vida e o sonho de muitos, mas eu não sou minhas viagens, eu não sou os lugares que visito, a comida que como, mas posso dizer que sou parte de tudo isso. Como na música “Semente de Tudo”, de Zé Geraldo, “eu sou o atalho de todas as grandes estradas por onde passei”, “sou parte… que prolifera e contamina…”. Somos parte de algo muito mais complexo do que aquilo que fazemos com paixão.
Mas, afinal, o que é mais importante do que viajar?
Para você eu não sei, mas para mim existem muitas coisas mais importantes do que viajar. A primeira delas, pode ser que você não goste ou não concorde, é descobrir a fonte da vida. Não acredito que estamos aqui por acaso, mas por um propósito muito maior. Ajudar as pessoas à minha volta, procurar ter uma vida saudável, passar tempo com minha família são algumas das coisas muito mais importantes do que viajar.
"Mas por que estou comparando coisas tão profundas com viajar?", talvez você pergunte. A razão está no que falei um pouco mais acima. O fato de que muitas pessoas querem se definir por suas profissões, pelo que gostam de fazer, por suas paixões, e eu acho que quando a gente faz isso, acaba se diminuindo muito.
Viajar é a minha paixão
Sem dúvida nenhuma, viajar é para mim uma grande paixão. Mais do que isso, pois geralmente paixões duram pouco, logo são substituídas por outras paixões, e outras, e outras. Mas essa minha paixão por descobrir novos lugares eu acho que não acaba nunca. Eu vim ao mundo a passeio, né não?
Não é viajar para procurar nada. É viajar por simplesmente destravar os pés, descolar a sola do mesmo chão, respirar o oxigênio de outras árvores, beber a água de outras fontes, mergulhar na história de outra gente, enxergar a vida com outros olhos e aprender lições que não existem em nenhum livro, só na vida das pessoas que a gente tem o prazer de conhecer nessas aventuras.
Por exemplo: eu saí de Fortaleza para conhecer Trairi, no Ceará. Lá tem uma estrada muito bonita, cercada por dunas, o mar e as turbinas eólicas. Um cenário de filme. No dia, não achei muitas opções para almoçar. A gente gosta de comer comida normal, como um morador da cidade, e não comida cara de beira de praia. Ali, nós encontramos um casal jovem que nos serviu um almoço simples: arroz, feijão, uma cajuína. Enquanto preparavam o almoço, a gente conversou com eles, e fiquei meditando na simplicidade daquele casal, com poucos recursos. Pessoas muito simples, com um semblante de alegria, de amizade com a vida. Nessas horas a gente percebe que para ser feliz não precisa muito. Basta estar satisfeito com o que temos e aproveitar melhor cada recurso que possuímos.
E você? Acha que esse texto faz sentido? Qual a sua paixão? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo. Fala meu jovem, quero saber sua opinião!
Leia Mais
- Como Consegui me Aposentar e Comecei a Viajar pelo Brasil
- Memórias de um Fusca: Como as Estradas da Bahia Moldaram Minha Infância
- Juazeiro do Norte, 2007: A Emoção das Minhas Primeiras Férias no Ceará
- Viagem Cênica: A Rota Paradisíaca entre Flecheiras e Mundaú
- Por que Ainda Não Viajo pelo Mundo? Uma Escolha de Amor e Responsabilidade
Assuntos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Sua opinião sobre o destino, uma dúvida, uma correção — tudo é bem-vindo.
Continue lendo sobre Breaking News
Breaking NewsEntre Lagos, Neve e Ceará: Para Onde Viajar esse fim de ano?
Eu vinha falando Atacama pra todo mundo, com a maior segurança do mundo. Agosto chegando e, com ele, a chance de…
Breaking NewsOnde viajar barato no Brasil: 7 destinos com preços reais
Sete destinos que conheci de verdade, com almoço de vinte reais, ópera de graça e balsa que custa menos que um lanche.…
Breaking NewsÉ por isso que não me tornei nômade
Nômade digital: por que não virei e nem pretendo virar Eu viajo por conta própria desde 1997. Mas, se puxar o fio lá…
Breaking NewsAdeus, Oficina! O Plano Audacioso Rumo à Chapada Diamantina com Meu Carro Guerreiro
Sabe quando a gente passa meses meio “recluso”, ajeitando a vida dentro de casa e resolvendo burocracia de oficina, e…
